Colágeno Snella - Blog saciedade

Vamos ver se você conhece essa história... Está empenhado(a) em manter uma alimentação mais saudável, sem exageros. Buscou ajuda profissional, sabe exatamente como se alimentar. Mas o dia não foi nada fácil, o expediente se estendeu, você está morrendo de fome e cansado(a). O risco de chegar em casa e comer tudo o que encontrar pela frente é grande, certo? Ou ainda, parar em alguma padaria ou conveniência para comer o que não está nos planos pode acontecer.

 

Pois bem, manter um padrão de alimentação saudável requer alguns planejamentos, inclusive para esses dias onde um “socorro” se faz necessário. Além de planejar no dia anterior o que você pode levar para consumir enquanto estará fora de casa (é bastante interessante planejar isso com ajuda de Nutricionista, pois cada um tem necessidades nutricionais específicas), é importante pensar numa refeição de deslocamento!

 

            Isso mesmo! Enquanto você se desloca para casa, pode ir acalmando a fome. Ao chegar em casa terá discernimento para comer o que realmente é necessário, e não estará num impulso de compensação, comendo a mais e sem pensar, por ter passado por um dia cansativo ou ainda um trânsito estressante. É importante, portanto, levar consigo na bolsa ou pasta de trabalho, um snack saudável que possa trazer alguma saciedade num momento de necessidade.

 

            O ideal para uma refeição de deslocamento é algo com baixa caloria, mas com grande poder sacietógeno: como o colágeno. Ingerir colágeno pode ser uma grande estratégia para trazer saciedade e ajudar na perda de peso, ou na manutenção do peso perdido. Já foi comprovado com pesquisa científica que o colágeno pode gerar saciedade maior inclusive que proteínas bem reconhecidas para esse fim, como a caseína. Num estudo interessante que comparou o efeito sacietógeno de diferentes proteínas, o consumo prévio de colágeno causou redução da ingestão calórica em 30%, quando comparado ao consumo prévio de caseína, whey protein ou proteína da soja.

 

Para essa estratégia de saciedade, o recomendado é consumi-lo aproximadamente 30 minutos antes das refeições, ou antes da refeição do dia em que sente maior fome, junto de uma boa ingestão de água. A maioria das pessoas costumam ter mais fome ao final do dia e período noturno, sendo um momento bem propício para o uso do colágeno, trazendo um comportamento alimentar mais moderado no período noturno, sem exageros.    

 

            A maioria dos colágenos disponíveis são em pó, para misturar na água, formando uma bebida. Entretanto, as bebidas geralmente possuem uma passagem mais rápida pelo estômago, não gerando grande saciedade na maioria das pessoas. É por isso que a melhor estratégia para gerar saciedade com colágeno é com as gomas de colágeno. São gomas (balas macias) para mastigar e gerar maior saciedade. Obviamente esses produtos devem ser livres de açúcar ou outros componentes maléficos quando se deseja gerar saciedade e controle de peso, mas devem ser deliciosos para poder saciar e funcionar como estratégia dia após dia.

 

            A quantidade a ser consumida depende de cada caso, mas 5 gomas de colágeno trazem por volta de 10 gramas desse insumo, que é a quantidade média recomendada no dia. Podem ser consumidas todas de uma vez, ou divididas em 2 ou 3x ao dia. Também podem ser consumidas por crianças, gestantes e idosos.        

 


Referência:

Veldhorst M.A.B. et al. A breakfast with alpha-lactalbumin, gelatin, or gelatin + TRP lowers energy intake at lunch compared with a breakfast with casein, soy, whey, or whey-GMP, Clinical Nutritin J. 2009, 28; 47-155.